Um tênis! Um lifestyle!

logo Converse All Star

Ciao a tutti,

Mais um #Dicas de Fashion Mkt chegou!! 🙂

Hoje vamos falar sobre a marca do tênis feito de lona, sola grossa e biqueira de borracha.

Tá fácil descobrir qual a marca de hoje né?

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Um dos maiores ícones da cultura americana que começou em 1908 no estado do Massachusetts tem dicas de como saiu da falência e tem hoje um nome que pesa mais de US$ 2 bilhões! :0

Tudo começou quando Marquis Mills em 1917 lançou uma linha de calçados esportivos incluindo um tênis feito de lona, sola grossa e biqueira de borracha que revolucionou o basquete (esporte que se tornava cada vez mais popular entre os americanos).

Em 1921, a marca recrutou o jogador americano Charles “Chuck” Taylor para representar e vender o modelo.

Isso mesmo o jogador foi recrutado para viajar o país e vender o modelo para outros jogadores e além disse no mesmo ano ele sugeriu algumas mudanças no tênis como: acrescentou fissuras no solado, para diminuir a derrapagem nas quadras, proporcionando assim mais tração; e adicionou uma proteção no calcanhar para melhorar o apoio e proteção ao tornozelo dos jogadores.

FOI SUCESSO INSTANTÂNEO!!!

O modelo lançado em 1923 CONVERSE ALL★STAR, sendo o único tênis usado por todos os jogadores de basquete, quer seja profissional ou universitário.

Dica: Defensores de Marca

O tipo de pessoa que toda marca SONHA em ter!

É alguém apaixonado por um produto ou serviço, engajado com a marca, que a recomenda aos amigos, defende dos detratores e ajuda a espalhar a mensagem.

Normalmente conhecidos como advogados ou evangelistas da marca.

Bom, o Chuck viajava o país fazendo exatamente isso “evangelizando” os outros jogadores de basquete a usarem o novo tênis além de se preocupar em ajudar a melhorar o produto que tanto gostava.

Ponto para a ALL★STAR que lá em 1921 já sabia da importância de um defensor de marca!

Continuando em sua história, sua fama se tornou tão grande que em 1936 o tênis oficial dos participantes dos Jogos Olímpicos da Alemanha, então nazista.

E bom, era sucesso atrás do outro.

Três anos depois a equipe do New York Rens venceu o campeonato nacional de basquete usando ALL★STAR!

Quer mais sucesso? O design básico, o conforto, a durabilidade e a funcionalidade foram características que determinaram a escolha do CONVERSE ALL★STAR como calçado oficial das forças armadas americanas durante a Segunda Guerra Mundial.

Agora firmou seu espaço mesmo nos anos 70 quando ganhou definitivamente os pés do rock and roll.

Apesar disso, a distância entre o mundo da moda e o esporte começava a se apagar começando assim a existir a ameça de marcas como: Nike, Reebok, Puma e Adidas.

Chegou o ano de 2001 e a empresa sofreu com altas dívidas suas ações chegaram a valer menos de US$ 1 na Bolsa de Valores. Foi neste momento que a Converse foi assumida pelo fundo americano Footwear Acquisition, que pagou aproximadamente €125 milhões pela empresa.

Péssimo momento para os tênis que foi impulsionado pelo LIFESTYLE.

A reviravolta na marca começa dois anos com a compra da ALL★STAR pela líder de calçados esportivos, Nike.

Aos poucos a ALL★STAR foi reconquistando ex-clientes e várias gerações de novos consumidores e iria ajudar a líder a entrar em um segmento que ainda não tinha conseguido tomar, o de tênis de preço mais baixo.

Mas o que mais fez a marca que era um sucesso falir e voltar a ter espaço no mercado?!

A distribuição!!!

Rede seletiva para distribuir o produto, valor agregada à marca e a comunicação, além de trabalhar com formadores de opinião.

Dica: Distribuição seletiva!

Usada para produtos com boa imagem de marca mas que não chegam a ser bens de luxo!Uma forma de distribuição em que o fabricante vende o produtos por meio de mais de um intermediário disponível numa área de comércio, mas não para todos eles!

Hoje a marca que nome que pesa mais de US$ 2 bilhões em vendas, seu produto voltou a ser acessório básico, novamente impulsionada pelo LIFESTYLE!!

Outra dica que a marca deixa…

Dica: Aposte em parcerias

A ALL★STAR investiu em parcerias com stilistas, designers e celebridades para lançar edições limitadas deste verdadeiro ícone da cultura americana.

Uma bem recente foi a parceria global com a estilista brasileira Patricia Bonaldi, uma coleção chamada Converse X PatBo (vale conferir a coleção, falei dela no insta também!!!)

Atualmente presente em 160 países :0

É minha gente, o que uma reviravolta e ser comprada pela marca líder de calçados não faz!!

Mas Ponto para a Nike que soube enxergar o valor da ALL★STAR e conduzir para ela voltar a ser o que é era: SUCESSO

E aí, como andam seus defensores? Tem dado o real valor para eles!!

Pense bem! Advogados para sua marca são grandes aliados em tempos de crise!

Até o próximo #Dicas de Fashion Mkt!

Beijos

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