Muito além de apenas comprar uma boneca

Hello hello!!!
Vamos para mais um #Dicas de Fashion Mkt?!
Hoje vamos falar sobre uma marca subsidiária da Mattel e que cria um tremendo universo para meninas de 3 a 12 anos!
American Girl
Sim, vamos falar sobre a marca fundada por uma conceituada educadora e autora de materiais educacionais, Pleasant T. Rowland, em 1986 e que carrega na sua história um elemento muito importante do marketing 3.0: experiência!
Para começar, a marca tem uma história!

American Girl começou do intuito de educar e entreter garotas de 3 a 9 anos com livros de qualidade, bonecas e brinquedos que unissem dois pontos: aprender e se divertir. O objetivo era enfatizar importantes valores tradicionais, principalmente da cultura americana.
Explicado o porque do nome escolhido para marca!
* Ela seguiu a Dica: Nome agrega significado a marca que vimos em outro post!*
E com apenas três bonecas e seis livros em seu catálogo a Dona Pleasant começou sua história!
E foi sucesso logo de cara!!! Em apenas 3 meses faturou US$ 1.7 milhões! :O
E como estava falando a marca tem uma história e conta ela! Assim, as primeiras bonecas,que estouraram de vender, tinham suas próprias histórias
  • Samantha Parkington  – uma menina órfã criada por sua avó na cidade de Mount Bedford, Nova York, em 1904
  • Kirsten Larson – uma menina imigrante sueca que viveu no território de Minnesota em 1854
  • Molly McIntire – uma menina do meio oeste que viveu durante a Segunda Guerra Mundial
Com isso, os seis livros contavam justamente as histórias das três personagens (bonecas) criadas. Fazendo com que as crianças construíssem laços afetivos com as bonecas, como se fossem uma amiguinha.
Dica: Crie afinidade com seus consumidores
A experiência começava a ganhar forma!
Com tempo foi desenvolvido uma revista voltada para meninas entre 9 a 13 anos, outras linhas de bonecas, DVD’s com histórias, linha de roupas e acessórios (que incluía chapéus, cadeiras, camas e até mesmo cavalos) para as bonecas e também para as meninas.
Dica: Gerar afinidade gera fidelidade
E foi exatamente o que a marca conseguiu!
Cativou com seus produtos e histórias pais e educadores. Além, claro, de fidelizar suas pequenas consumidoras que sentiam possuir mais do que só mais uma boneca, era alguém com histórias e com quem podiam se parecer através de roupas e acessórios!
Mas, a experiência que quero destacar veio após a compra da American Girl pela Mattel, em 1998.
Quando a Mattel inaugurou para sua empresa subsidiária uma loja temática na cidade de Chicago!
Loja American Girl
A partir de agora existe a experiência de compra. Um “portal mágico” para o reino das bonecas, para um lugar onde a menina poderia aprender a cuidar de si e a ter um estilo de vida.
Comprar boneca nunca mais foi a mesma coisa após a loja da American Girl! 😉
Mas não para por aí, não!!!
A American Girl Place se espalhou pelo território americano ganhando um espaço que vai muito além de uma simples loja!
No complexo da loja as meninas se deparam com um restaurante onde as mesas possuem cadeira especial para as bonecas se sentarem ao lado de suas mamães. Salão de Beleza para o caso das bonecas precisarem cuidar dos cabelos, pintarem as unhas ou até mesmo de uma máscara facial! E para o caso de estarem doentes, um hospital encontramos por lá também (tem até cadeira de rodas! hahah).
Para completar esse mundo em forma de loja existem as peças “mãe e filha” ou talvez “criança e boneca”!
American Girl (1)
É um verdadeiro universo a parte, uma experiência sem igual para as meninas! E, elas podem levar esse universo quando viajam!
É SÉRIO!!Já existem hotéis certificados pela American Girl!
É minha gente, boneca também sai de férias!!!
O pacote de férias (claro, tudo depende de quanto os papais estão dispostos a pagar) inclui desde cama especial para boneca ( que pode ser levada como brinde e recordação da viagem) até refeições!! E se quiserem, esse hotéis fornecem roupões “mãe e filha” com direito a um day spa!!
Vamos reconhecer a marca sabe criar experiências com suas consumidores!!!
Dica que a marca carrega é o: Brand Experience
Mas American girl é sucesso não só pelo brand experience (situações reais de interação entre público consumidor e produto. Experiências sensoriais que contribuirão para a melhoria da relação entre eles.) ela conhece profundamente seu público alvo e o contexto que ele vive.
Última dica da marca: Só se cria experiência se eu sei quem sou e com quem eu falo! E conheço MUITO BEM!
Só para encerrar esse post com uma curiosidade que mostra que quem sabe, sabe proporcionar experiências:
Curiosidade: As bonecas podem “ganhar vida” online através da Innerstar University™, que é o campus virtual para meninas e suas AMERICAN GIRL, repleto de jogos e brincadeiras.
Levanta mão quem quer voltar a ser criança para viver esse universo American Girl?!?! Euuuuuuuuu

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